top of page

Saiba na prática o que de fato acontece a todo momento no concreto, porque se preocupar, e entender onde e porque sua empresa está perdendo dinheiro e qualidade.

 

Variáveis do Concreto

​

  • Umidade

  • Massa específica

  • Curva Granulometria

  • % Pulverulento

  • Resistência a compressão

  • Módulo de elasticidade

 

Umidade

 

Quantas vezes por dia é preciso fazer a umidade?

É preciso fazer quantas vezes for necessário.

​

Quando é necessário?

Cada vez que umidade do material mudar, é obrigatório fazer.

​

Se não for feito a umidade?

Se não for feito, cada vez que a balança pesar os materiais, o peso será sempre igual, e nunca terá o volume correto de cada material no traço, conforme projetado pelo laboratório, então o traço estará desencaixado.  

 

Massa Específica

 

A cada quanto tempo é conferido a massa específica dos materiais?

É preciso conferir a massa específica dos materiais para saber com que freqüência ela varia.

​

Se não for conferido?

Primeiro, se não for conferido, não se saberá qual é o peso de cada litro de material, não terá como corrigir o peso x volume do traço, e o traço ficará desencaixado. Segundo, o peso será igual no carregamento, mas nunca o volume correto projetado pelo laboratório, o traço estará desencaixado.

​

Granulometria

​

A variação da granulometria influência no consumo de água do traço, por exemplo:

​

Imagine que no momento em que o traço é projetado e calculado pelo laboratório, cada um dos materiais, tem um tamanho (bitola), se enchermos um recipiente que tenha exato 1 litro vamos  ter uma quantidade de grãos por litro, digamos que essa quantidade de grãos seja 1.000, nesse mesmo litro também contém um determinado percentual de pulverulento, digamos que seja 10%, e digamos que a água total do traço seja 170 litros por metro cúbico, e esse é o traço aprovado, desde de que, daqui para frente a granulometria dos materiais não variem mais.

​

A granulometria dos materiais varia?

Sim

​

Com que freqüência elas variam?

A cada novo recebimento do material no pátio ocorre variações.

​

O que isso muda no traço projetado?

Imagine que agora a bitola dos grãos está diminuída, (o material afinou) e agora para encher o recipiente de 1 litro a quantidade de grãos será 1.200, com essa situação vou precisar de mais água para hidratar mais grãos, digamos que agora para esses 1.200 grãos seja necessário 180 litros de água, observe que o cimento ainda é a mesma quantidade por metro cúbico, nesse momento você tem o A/C alterado, você passa a ter no concreto mais água do que tinha antes.

​

Por que isso acontece?

Porque agora com mais quantidades de grãos tem-se mais área de superfície, com mais área para a água contornar, mais água será necessária, o volume agora não cabe mais dentro do litro, proporcionalmente isso acontece no metro cúbico, o volume aumenta, e as proporções dos materiais em litros não são mais as mesmas, desencaixando o traço original projetado, e isso acontecerá constantemente.

 

Pulverulento

​

É preciso se preocupar com pulverulento dos materiais?

Sim

​

Por que?

Com o aumento do percentual do pulverulento que antes era 10% no traço projetado, e que agora aumentou para 15%, tem-se alteração diretamente em 3 parâmetros:

​

  • aumento no consumo de água;

  • aumento do ar incorporado, pois o ar se forma nos finos;

  • na resistência final, pois tem-se mais água e mais vazios de ar incorporado dentro do litro, em relação ao traço original projetado, e proporcionalmente por metro cúbico, influenciando na resistência a compressão e a resistência do módulo de elasticidade do concreto.

Vê-se que os problemas são muitos, trabalhando com o traço desencaixado, pode-se perceber mais isso, quando comparados as variações do desvio padrão dos CPs ao longo de um período.

 

Resistência a Compressão e Módulo de Elasticidade

 

Quem não faz, ou faz parcialmente, ou não conhece todos os processos de controle, perde dinheiro gastando com mais insumos e corre maior risco por achar que está seguro usando mais cimento.

​

Usando mais cimento de fato garantirá maior resistência a compressão e ao módulo de elasticidade?

Não, não é só no cimento que consegue-se mais resistência a compressão e ao módulo de elasticidade. A variação constante do traço provocada por todos os fatores mencionados faz com que o traço desencaixe a todo momento, em relação aos parâmetros iniciais que ele foi projetado, (% teor de argamassa, % de ar incorporado, A/C , proporção entre as areias, proporções entre as britas, modificando também o volume), com isso o concreto fica mais elástico ou menos elástico, causando deformações quando submetido ao esforço podendo causar colapso, você terá picos de resistência muito acima daquilo que você realmente precisa, as vezes resistências muito baixas, nessa diferença de resistência causada por variação do encaixe do traço é onde está o seu maior gasto com insumo, em média você esta gastando entre 10% a 25% a mais de cimento do que realmente necessita, dependendo do volume cúbico produzido ao longo do mês, o valor desse gasto pode ser alto ficando fácil e nítido de observar o custo x benefício, observando não só a parte econômica mas também na questão da qualidade garantindo maior segurança, ao seguir corretamente as normas, evitará problemas futuros com processos e indenizações.

​

Parece tudo muito complicado, não é?

          Com certeza é muito mais complicado e arriscado do que se pensa, ainda mais quando sabemos que todo esse controle e cálculos precisam ser feitos por profissionais e tudo precisa ser controlado e conferido, é aí que está o problema:

​

Como controlar e fazer todos estes cálculos?

​

Conferir e saber se os procedimentos estão corretos?

​

          Pensando nessa complexidade que desenvolvemos uma ferramenta, para que tudo seja mais simples e prático, não poderia ser uma ferramenta qualquer, mas sim um software de computador, para controlar os processos e saber se as pessoas estão fazendo o que realmente é preciso fazer, só assim é possível ter o controle de todo o processo, economizando tempo e mão de obra, sem perder a qualidade, pelo contrário, melhorando muito mais a qualidade, conheça o Software TERCONTROLE, Sistema Controlador de Traços e Processos, com ele tudo fica mais fácil e preciso, com custo menor e melhor qualidade técnica no produto final. 

​

​

​Resumo do Software TERCONTROLE

​

Procedimentos, a serem cumpridos para o pleno e total controle de qualquer tipo de concreto.

 

​

​

 

Laboratório â€‹

Image by Ahsanization ッ

1 - Entrada dos materiais no estoque, gravando a umidade na hora do recebimento. 

2 – Umidade fazer várias vezes ao dia, para manter o traço sempre encaixado. 

3 - Massa específica fazer 2 a 3 vezes por semana, para manter o traço sempre encaixado. 

4 - Monitorar a água total do traço e ajustar se for preciso, basta informar ao software digitando a diferença da água se ela ocorrer, esse procedimento recalcula e ajusta automaticamente o encaixe do traço em decorrência da variação da granulometria e o pulverulento dos materiais, acertando o reencaixe do traço pelo aumento da água, aumentará também o cimento na mesma proporção da água, mantendo o mesmo A/C anterior, e o traço sempre encaixado. Obs: Todas as vezes, que cada informação dessa é adicionada ao sistema, ela fica gravada no banco de dados por data, hora e minuto, alimentando individualmente cada um dos 4 relatórios.

Supervisão e Fiscalização

Image by ConvertKit

A supervisão passa as rotinas de pátio e de laboratório por escrito a pessoa que irá fazer os ensaios, essas rotinas já temos descritas em arquivo eletrônico, em formato PDF. Fiscalização: A supervisão pode fiscalizar mesmo a distância a pessoa do laboratório de uma forma simples e prática, sem pedir nada, basta acessar o sistema TERCONTROLE e abrir os relatórios, lá estará o registro, por data, hora e minuto, se os ensaios estão sendo feitos, e se estão sendo feitos no intervalo de tempo estabelecido, portanto tem como fiscalizar com rigor o cumprimento dos procedimentos  ao qual a pessoa foi designada, estando registrado no sistema, fica mais fácil, prático e rápido confrontar, se a pessoa está cumprindo com o seu trabalho corretamente.

Engenheiro e Calculista 

Image by Alvaro Reyes

Tem acesso ao relatório estatístico dos CPs, onde mostrará os resultados das resistências por preríodo de tempo e por idade, podendo avaliar; disvio padrão, Mpa maior e menor por idade, amplitude do maior para o menor.

 Gestão e Contabilidade 

​

O Tercontrole é uma ferramenta de alta produtividade os Módulo LDA e SNT–IAS podem se comunicar com a automação na central misturadora ou dosadora a cada ensaio do laboratório a lista de traços teóricos é ajustada, quando o carregamento é executado o real realizado de cada insumo é idenntificado e as baixas do estoque são 100% mostradas para o DRE contábil e o bloco “K”. Controle de estoque 100% preciso, seguro e automático sem interferência humana.

Image by Helena Lopes

   Diretoria

​
Image by Chris Liverani

Recebe a informação, ou pode acessá-la sem pedir ou depender de ninguém, tem acesso a todos os relatórios, saberá se as pessoas estão fazendo o trabalho corretamente, saberá com precisão se os dados condizem com o objetivo, e se tudo se mantém constante, poderá tomar decisões muito mais acertadas com base em dados sólidos e reais , sob o olhar em diversos resultados, funcionários, custos, qualidade final do concreto, qualidade e desempenho de cada material usado na produção, qualidade do produto final acabado, etc.

Image by Cytonn Photography

Compromisso 

​

Para usar o sistema TERCONTROLE e usar os aditivos da Ciclo Química, treinamos e capacitamos a sua equipe em qualquer parte do país. Sua empresa terá sem dúvida uma melhor produtividade e uma diminuição global dos custos, dentro das normas, irá melhorar mais ainda a qualidade do seu produto, terá maior controle, segurança e exatidão em seus processos produtivos, estará melhor preparado para o futuro.

          Otimize a informação tenha ela ao seu alcance, não confie ou dependa exclusivamente de funcionários, afinal eles são transitórios, não fique para traz de seu concorrente em tecnologia.

          Em um mercado cada vez mais competitivo, queremos compartilhar com você nosso conhecimento e experiência de mais de 28 anos em concreto. Neste período aprendemos muito em chão de fábrica e nas obras, e continuamos aprendendo, experiências que deram certo e outras que deram  errado, tiramos lições em ambas.

​

bottom of page